quinta-feira, 23 de julho de 2009

Por que escrever?

Se eu usei a regra dos "porques" de maneira correta ou não, isso eu não sei; o que importa é o questionamento em si. Acho que a razão mais imediatista seria "eu trabalho com palavras, logo preciso saber fazer uso delas". Indo além disso, dessa motivação "profissional", digamos, acredito que a escrita proporcione reflexão: sobre o mundo, sobre o escritor, sobre sei lá o que. Há tantas coisas a serem observadas, coisas que passam sem que nos demos conta delas, já que todo o dia é uma correria. Eu não tenho tempo pra ter tempo, se é que me faço entender. Sou um leitor desde criança. Os livros e revistas - quadrinhos, precisamente - têm uma grande influência sobre aquelas crianças quietas, tímidas, quase perdidas, por assim dizer, no mundo. Uma conseqüência natural para quem lê bastante - ou mais do que a maioria - é a escrita. Os grandes escritores, não importa a que época ou escola literária ou qualquer outro rótulo, eram primeiramente grandes leitores. Não que eu vá ser um grande escritor, ou que eu pretenda ser um, mas sinto que, assim como os caras que eu leio, eu tenho uma necessidade de refletir sobre o meu tempo - sobre a minha época - esse recorte no qual a minha vida se passa. Tempos difíceis, não? Tanta coisa acontecendo, parece qua não há muita diferença entre o ontem, o hoje e o amanhã. Como eu disse antes, "não tenho tempo pra ter tempo". Penso que agora mesmo estou aqui postando este texto e, ao mesmo tempo, milhões de outras pessoas estão fazendo o mesmo. Esse fato diminui a possibilidade de alguém ler isto até o fim, dado o imediatismo desses dias atuais. Depois, cara! agora não tenho tempo! Seria ingenuidade minha pensar que eu posso influenciar alguém através de um veículo de comunicação como este, afinal, quantos endereços ".blogspot" estão no ar? Como filtrar essa maré de conteúdo? Em tese a resposta é simples: "querendo". Mas querer implica empenho, e empenho requer tempo. Resumindo, pretendo fazer as pazes com as palavras: escrever por prazer, além do dever. Perdoem a falta de objetividade do texto, faz tempo que não escrevo (ironia).

2 comentários:

Unknown disse...

escreva por prazer.
e terei prazer em lê-lo.

Anônimo disse...

A tal da falta de objetividade é mera ilusão! ;)

Abraço!
zeca