terça-feira, 18 de agosto de 2009

Congressos

O texto abaixo é uma transcrição do original, escrito em um caderno de bolso na manhã de hoje, em um congresso de educação que ocorre esta semana na universidade que eu estudo. O texto não foi concluído porque, assim que cheguei mais ou menos à metade dele, começaram as palestras do dia. Pretendo então, postar e concluir o tal texto.
Uma das muitas coisas legais da rotina acadêmica são os congressos, sejam eles de uma área específica - no meu caso, letras - ou aqueles que integram as diversas áreas do saber, tal qual este em que eu me faço presente e que está prestes a iniciar. Como escrevo no meu pequeno caderno, não vou me ater aq descrições muito profundas: na realidade escrevomais pra que o tempo passe, pra passar o sono e... é isso.
Voltando ao congresso, é interessante notar um fato recorrente em relação a esse tipo de evento: o baixo, pra não dizer "vergonhoso" número de participantes, se consideradas as dimensões do anfiteatro. Enquanto os participantes vão chegando timidamente, a organização do evento, em cima do palco, vai aprontando os últimos os últimos detalhes. No mesmo palco, um senhor de cabelos brancos perambula de um lado a outro, diversos membros da organização do evento à sua volta. Notei que o distinto senhor não é brasileiro: muito provavelmente é estadunidense; vi dois sujeitos dirigirem-se a ele em Inglês. Neste momento, enquanto os poucos - agora mais do que no início deste devaneio, mas ainda poucos - participantes falam de coisas triviais, os demais professores, esses brasileiros, chegam para compor a mesa do dia. E qual a minha surpresa quando fico sabendo que o distinto senhorque fala Inglês é professor da King´s College, de Londres. Oh. Quer dizer que ele veio da "Ilha" pra falar em um congresso no qual não há pessoas o suficiente pra preencher metade deste auditório?





Nenhum comentário: